quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Dicas de Maquiagem - Pré Make up


Antes de uma pintura, um artista prepara a superfície cuja qual irá receber as tintas. Quanto melhor preparada essa superfície, melhor será o resultado final do trabalho. Com a maquiagem não é diferente.
Antes de aprendermos a fazer aqueles belos olhos que protagonizam tutoriais de internet ou aquela boca vermelha que mais parece ter sido feita no photoshop, precisamos aprender a preparar o território que vai receber nosso arsenal de beleza. Uma pele limpa, tonificada e hidratada é indispensável pra quem deseja um resultado impecável (seja para ir ao trabalho pela manhã, ou para balada quando chega a night).

Passo 1: Qual meu tipo de pele?
É muito normal nos fazermos essa pergunta. Não saber diagnosticar qual o nosso tipo de pele é muito normal. Essa informação é fundamental na hora de comprar nossos aliados do dia-a-dia, por isso, vou te ensinar a fazer esse auto-diagnóstico (super fácil):
·    Pele Oleosa: A mais comum na nossa região.  Possuindo um clima quente e úmido, o Norte submete seus habitantes a viver num constante vapor. Essa combinação de calor + umidade é mortal para nossa pele, principalmente para as oleosas. O calor estimula as glândulas sebáceas, que por sua vez, aumentam a produção de sebo. Resultado: Aquele indesejado efeito que nós nortistas conhecemos como “Cara de Pupunha”. Mas, calma! Um bom sabonete e (sim!) um hidratante adequado podem controlar essa oleosidade ao longo do dia.
·    Pele Seca: Não tão comum por aqui. Com baixas taxas de produção de óleo, a pele seca tende a ser mais uniforme e aveludada. Porém, apesar de não produzir tanto óleo quanto a oleosa, esse tipo de pele também requer cuidados igualmente importantes. Sabonetes mais suaves e esfoliantes mais leves fazem contraponto com poderosos hidratantes, que para esse tipo de pele, são indispensáveis.
·     Pele Mista: A mistura das duas acima. É caracterizada pela oleosidade concentrada principalmente na chamada “Zona T” (testa, nariz e queixo), enquanto as outras áreas do rosto se mantêm secas. Para tratar desse verdadeiro dilema, a indústria dos cosméticos já produz produtos destinados a tratar desse tipo de pele, que prometem equilibrar as necessidades de cada área.

Mas atenção meninas! Por estarem sujeitas ao sobe-e-desce dos hormônios, muitas mulheres podem apresentar variações no tipo de pele. Nesses casos, o melhor a se fazer é procurar auxílio de um dermatologista. (Fica à dica)
Passo 2: A barra tá limpa!
A limpeza é o primeiro passo pra se conseguir aquela pele de cinema, e agora que já tem uma leve noção do seu tipo de pele, a hora de comprar o sabonete certo se torna menos confusa. No caso das oleosas, as melhores opções são as variações em gel, como o Deep Clean da Neutrogena (1). E para as secas, as opções em barra são uma boa pedida, como o TimeWise da Mary Kay (2).
Passo 3: Eu Tonificada
Muitas vezes esquecida nesse ritual, a tonificação é uma etapa tão importante quanto às outras. Ela é responsável por maximizar a limpeza, deixando assim a pele prontinha pra receber o hidratante. A escolha do tônico é menos complicada, a regra é optar por aqueles compostos por ingredientes naturais, não abrasivos, e sempre livres de álcool, como é o caso do Tônico Limpeza Profunda da Ecologie (3).
Passo 4: Me hidrata!
Responsável pela reposição hídrica da pele, a hidratação talvez seja a etapa mais indispensável do ritual “pré-make”, importantíssimos, inclusive para as oleosas. Os hidratantes têm a função de deixar a pele abastecida de água, assim, ela não precisará retirar a água que contém na base. Quando isso acontece, temos o indesejado efeito de “pele craquelada”.
Para as peles oleosas, as variações fluidas são as melhores opções, a exemplo do Fluido Hidratante da Mary Kay (4), desenvolvido especialmente pra esse tipo de característica. E as mais sequinhas podem se esbaldar nas opções em creme, como o TimeWise, também da Mary Kay (4).
Passo 5: Etapas extras
Dependendo da sua necessidade, você pode optar por uma das duas etapas a seguir (ou pode ficar com as duas, se quiser):
 - De bem com o Sol: Durante o dia, nos expomos constantemente à ação dos raios solares, que em longo prazo podem nos causar diversos problemas, como indesejadas manchas, e até mesmo câncer. Por isso durante o dia, proteger a pele dos raios UV, UVA e ETC são de fundamental importância. Protetor Minesol Oil Control da Roc (6) para as oleosas, e o Anthelios da La-Roche Posay (7) para as secas.

- Adeus, imperfeições! Já velho conhecido pelos antenados no assunto, mas ainda não tão usado pelo grande público, o Primer facial vem como uma arma secreta nessa etapa de finalização. Para ser aplicado depois do hidratante (ou protetor solar) o produto tem a função de disfarçar poros dilatados e linhas finas, como aquelas ruguinhas ao redor da boca. Aplicado com leves batidinhas com as pontas dos dedos, e nunca esfregado como um hidratante, o produto deixa e pele perfeita e pronta para receber a base. Um dos que oferece melhores resultados no setor nacional é o Primer Facial da Contém 1g (7).

Depois de já saber tudo do processo pré-make, chegou à vez de saber escolher o tipo de base pra sua pele. Mas isso, agente ensina no próximo post! Bjinhos =**

Matéria by Paulo Dendê
Colunista Criações e Make up


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras Publicações