quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Começando do começo - Fotografia


Hoje a fotografia faz parte de qualquer estilo de vida. Antes, basicamente usada para fins profissionais, tornou-se algo indispensável com a ascensão das redes sociais. E com toda essa importância que a fotografia tem na vida dos usuários dessas redes, cresceu também a necessidade de se aperfeiçoar na produção de uma foto. Mas afinal, o que é fotografia? E a câmera? Seus componentes?
Pois bem, fotografia nada mais é do que fixar a imagem através da luz. A palavra fotografia vem do grego, que significa LUZ (Photos) e ESCRITA (Graphein) no sentido de fixar ou gravar imagem. Portanto, “fotografia” é basicamente “fixar a imagem de objetos sobre uma superfície sensível, aproveitando a ação da luz”.
Como foi visto, a luz é o elemento primordial para a realização da fotografia. Aproveitando suas propriedades óticas de transmissão e reflexão, mediante um aparelho chamado “câmara escura” ou simplesmente câmera, é possível compor a imagem de qualquer coisa que esteja diante da lente (objetiva). Por meio de um sistema ótico adequado dirigimos convenientemente os raios luminosos para registrar esta imagem sobre uma superfície preparada quimicamente com sais de prata (película emulsionada, ou simplesmente, filme), submetendo depois esta superfície a um tratamento químico no laboratório, obteremos uma imagem permanente, ou seja, a “fotografia” do objeto. No caso da fotografia digital, no lugar do filme está o sensor de imagem. Assim sendo, são os três elementos necessários para a realização da fotografia: luz, câmera e material sensível.
A câmera fotográfica é o instrumento essencial para fazer possível a imagem fotográfica. A moderna câmera fotográfica é, em princípio, uma câmara escura, facilmente manejável, de peso e volume reduzidos, automatizada, de precisão, de uso bastante simplificado. Qualquer câmera disponível hoje no mercado, possui basicamente as mesmas partes principais: o corpo (câmara escura), a objetiva e o suporte do filme / sensor de imagem. O restante dos mecanismos que completam o equipamento visa facilitar todos os processos óticos de formação da imagem.
Para se obter uma fotografia com a câmera, devem-se realizar três operações sucessivas: enquadrar (compor) um objeto ou parte do campo visual para determinar a imagem que deseja; focalizar a fim de reproduzir a imagem com nitidez, ajustando a distância da objetiva à superfície sensível e expor na parte emulsionada do sensor digital, a ação da luz que penetra na câmera, mantendo aberta a objetiva durante um tempo determinado. Para se realizar as etapas deste processo com rapidez e segurança, a câmera fotográfica está equipada com uma série de mecanismos e dispositivos, cada um dos quais cumpre uma função determinada. A seguir, uma descrição simplificada destes mecanismos e dispositivos básicos.
Objetiva, é um conjunto de lentes que capta a imagem e a dirige até a superfície sensível do filme (superfície emulsionada) ou sensor de imagem. O visor é um dispositivo ótico que permite enquadrar a imagem isolando-a do campo visual que a rodeia. O sistema de enfoque é o dispositivo para determinar a nitidez da imagem fotográfica, que atua modificando a distância entra a objetiva e o filme ou sensor de imagem. O diafragma é um dispositivo que regula a abertura da objetiva por onde passam os raios luminosos ao interior da câmera. É o que possibilita controlar (dosar) a quantidade de luz que irá impressionar o filme ou sensor de imagem. Obturador, é um mecanismo de disparo que regula o tempo que permanece aberto o diafragma, ou seja, o tempo que a luz atuará ativando a emulsão sensível da película ou sensor de imagem.
(Foto: Lorena Ribeiro)
Fonte: Megavendas.Net

Matéria by Lorena Ribeiro
Colunista Arte e Fotografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras Publicações